segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Espiritualidade e Qualidade de Vida: O tema espiritualidade está relacionado às qualidades do espírito humano, para sí mesmo e aos outros.

A espiritualidade é uma expressão para designar a totalidade do ser humano enquanto sentido e vitalidade; significa viver segundo a dinâmica profunda da vida. Pesquisas buscam provar que as experiências de caráter espiritual ajudam a melhorar a qualidade de vida.
O retorno do sagrado no Ocidente traz uma série de pesquisas sobrereligião, espiritualidade, estados de consciência, prece e cura. A prece transcende a religião, que apontam uma melhora significativa em pacientes que rezam mais ou recebem preces intercissórias. Em religiosidade e espiritualidade demonstram que, na educação um professor com um bom coeficiente de inteligência espiritual possui melhores condições para desenvolver uma prática docente bem sucedida, o que abre um novo caminho para pensarmos a educação.
Na antiguidade, o homem possuía uma maior consciência do sagrado, No fim da idade Média, começou um afastamento progressivo entre a Ciência e a Religião. O conhecimento válido passou a ser aquele quantificado e mensurado. O materialismo científico tinha como centro ua visão de homem fragmentado, o homem materialista pensava estar completo, mas estava destruído da dimensão espiritual da vida. Esta visão reducionista vem sendo revisada desde que a Física, na tentativa de superar a dualidade através do holismo, passou a enxergar o homem como um todo integrado à natureza. A Física Quântica determinou uma nova visão de mundo: a holística.
A Psicologia, influenciada pela Física e pela mística oriental, também adotou a visão holística do mundo. Hoje, a Psicologia transpessoal está em alta, dando ênfase ao potencial do índivíduo como transcedente. Nesta perpectiva, a experiência do sagrado torna essencial na busca da profundidade do ser.

Um comentário:

Hibisco de Prata disse...

Belo texto Aline. Parabéns!